sexta-feira, 3 de junho de 2016

Uma Resenha da Obra "Lê Miserie del Processo Penale", de Francesco Carnelutti



O processo penal e seus elementos reveladores da miséria humana: resenha analítica

MANTOLVANI, R. M.

O texto abordado, intitulado As misérias do processo penal, consiste em tradução da obra do italiano Francesco Carnelutti, Lê Miserie del Processo Penale (primeira edição: 1957), um clássico das letras jurídicas.
O tom principal do discurso parece ter sido indicado propositadamente pelo autor, ao comparar sua composição à poesia: e, assim, por meio de elementos simbólicos, busca indicar a relação estabelecida no desenrolar do processo penal, como um palco, em que as luzes se acendem e apagam, iluminando as figuras participantes do cenário do processo penal.
Sob este enfoque, a temática principal do texto volta-se ao passado, evoca as lembranças de infância do autor e a figura do homem encarcerado. Essa construção imagética, que parece surgir sob um foco luminoso na escuridão, imprime um viés soturno ao texto, enquanto a voz do discurso conduz o leitor à percepção de um homem encarcerado, pelos sentidos, solicitando certa empatia mobilizada pela compaixão cristã.
Juntamente com a figura do encarcerado, surge o elemento simbólico do cárcere: a jaula. Interessante é destacar que o significante “jaula” não é idêntico a “cela”, uma vez que o primeiro é aplicado normalmente aos animais. E, vale notar que é precisamente este tom que o autor procura dar ao texto, em direta intenção de sensibilizar o leitor para a situação a que é lançado o encarcerado.
Paradoxalmente, afirma que a fera torna-se homem pela jaula e pela algema, também símbolo representativo do poder da Lei e da Justiça sobre os homens, sendo tanto um quanto outro signo capaz de revelar a humanidade que se esconde sob aparente ferocidade.
A relação entre as figuras que atuam no processo penal é representada pela escada, de maneira que em seus degraus posicionam-se o Juiz, o Ministério Público e o Defensor Público.
Recobertos por outro símbolo de poder, a toga, os homens da Justiça, encontram diante de si um outro homem, este, despido de qualquer representação, está sozinho, no degrau mais baixo da escada. O homem coberto com a majestade ou solenidade da toga opõe-se à desonra do homem da algema ou da grade.
O Defensor, representado pela voz autoral, oculta sob a máscara da terceira pessoa gramatical, descreverá o script funesto do processo penal e da via sacra a que estará submetido o acusado. Durante a defesa do réu, seu papel é descer a escada e sentar-se ao lado do acusado, no último degrau. Embora coberto de nobreza, a humildade e a amizade o conduzirão ao acusado.
No topo da escada, reveladora das posições no Tribunal do Júri, encontra-se o Juiz, lugar merecido, segundo o autor, oposto à situação do Defensor, sentado no lugar mais baixo, ao lado de seu cliente. Mais que o faminto, o vagabundo, o mendigo, para o autor, o encarcerado é o mais pobre dos pobres.
Na sua pobreza, e necessidade, o encarcerado, estende a mão para pedir, seja por sua liberdade e qualquer direito que lhe assista, seja por aqueles que dele dependem, mas principalmente, pede por amizade, por solidariedade, por alguém ou algo que lhe conceda o mínimo de humanidade.
Entre o Juiz, no alto, e o Encarcerado, no baixo, juntamente com o Defensor, posiciona-se o Ministério Público, orquestrado no discurso sob o espectro da acusação, investido da função de impingir a máxima aplicação da Lei.
Por meio da simbologia do crucifixo, pendurado nos Tribunais, o autor refere-se àquele que injustamente foi julgado, evocando a necessidade da dignidade do Juiz e o quanto é preciso para julgar um homem. Refere-se também aos dois criminosos que foram crucificados ao lado de Jesus, e a maneira como um deles foi perdoado.
Ao abordar a formação do Juiz, indica que, mais que conhecer profundamente ciências como a filosofia, a sociologia, a psicologia, entre outras humanidades, sua capacidade de emoção diante da vida e da natureza, sua condição emocional, e o nível de sua compaixão indicam que o poder do Juiz será aplicado com imparcialidade.
Explica sobre a posição das partes no processo e a dialética que envolve a construção de duas verdades, uma da acusação e outra da defesa, de tal maneira que chega a escandalizar o leigo, propiciando que os advogados sejam acusados de construtores de sofismas, de maneira que se mostrem sempre escandalosos. Porém, justifica que estas conflitantes formações discursivas sejam responsáveis por evitar que o juiz prolate decisões eivadas de incoerências, para “(...) que não seja um escândalo seu juízo” (Carnelutti, 1995:20).
Considera a situação das testemunhas, a mais infiel das provas, e seu tratamento delicado, no interior do processo penal, em concorrência com a nefasta interferência da imprensa e da manipulação exercida pela mesma sobre a opinião pública, muitas vezes, precipitando a avaliação do acusado, transformando-o em culpado antes mesmo do julgamento.
Entre outras críticas que se desenrolam ao longo do texto, enfatiza a questão da penalidade imposta ao réu que, quando condenado, não tem sua pena finda com o cumprimento da sentença imposta pelo Juiz, mas uma sentença eterna imposta pela sociedade, que insiste em puni-lo, mesmo após nada mais dever à Justiça, seja impedindo seu retorno ao mundo do trabalho, seja boicotando seus interesses e de seus descendentes no interior da sociedade. Sob essa perspectiva, o encarcerado é punido ad infinitum pela ausência de compaixão cristã.
Ainda, apoiado sobre a ética cristã, e suportado sobre o conceito do amor fraterno e incondicional, o Outro, o diferente, passa a ser a medida de todos os homens, segundo o autor. Para ele, o homem comum depara-se cotidianamente com suas próprias prisões espirituais e é preciso que se depare com os sofredores em seu caminho a fim de cultivar o espírito cristão, aguçando seus sentimentos mais nobres.
Ao evocar os valores da ética cristã, o texto de Carnelutti, na realidade, funciona como um contradiscurso aos discursos dominantes do atual momento histórico, mas resiste por sua acronia. Nele, o discurso cristão é eivado de apelos à abolição das diferenças entre os homens, contrariamente às interpretações da atual conjuntura, em que há um desencontro entre discurso e prática.
As práticas ditas cristãs, no atual momento histórico, em nossa sociedade, encontram-se muito afastadas deste modelo sugerido pelo texto de Francesco, seja por valorizar a solidariedade em detrimento do individualismo exacerbado, pela apologia de altruístas valores do espírito humano, ou por conclamar uma compaixão humanitária, aceita por grupos minoritários, em visível escala redutora.
O texto afasta-se dos discursos e práticas dominantes por incitar a abnegação da hipocrisia no nível das relações, viés predominante da atual sociedade de mercado e consumo desenfreado, em que o objeto e seu valor de troca superam o valor do homem em si, na prática.
Belo e inspirador, desconstrutor de paradigmas e pré-conceitos, este texto é atemporal e indispensável às novas gerações de advogados.

*  *  * *  *  *